Ponto Histórico:
Vida cigana
Olho à minha volta, há duas cadeiras vagas apenas. O Teatro Municipal, lotado, ressoa em burburinho. As luzes se apagam. Um holofote aponta o maestro: Jamil Maluf. Aplausos. Ele toca a introdução de “Carmen”, de Georges Bizet (1838-1875), rejuvenescendo o teatro com bela música.
Camélia brasileira
No dia 28 de agosto, um bom filho à casa torna. No caso, uma filha. “E de temperamento forte”, diz Andrea Ferreira, soprano radicada na Itália. Neste dia, ela assume o papel de Violetta Valéry na montagem da ópera “La Traviatta”, de Giuseppe Verdi (1813-1901), em cartaz no Teatro Municipal.
No ritmo da música
Em seu longa-metragem de estréia, a diretora Lina Chamie conta três dias na vida de um clarinetista, vivido por Fernando Alves Pinto. Ao seu lado, outro personagem se destaca: é o Teatro Municipal, cenário que personaliza o sucesso profissional e pessoal do herói na música.
Demolindo o Municipal!
<i>Por Mariana Della Barba</i> <foto1>Era um sábado de manhã. O sol forte queimava minha cabeça e as olheiras negras saltavam do meu rosto – acordei bem cedo. E por obra do destino – e de um editor que bolou um pauta muito louca –, lá estava eu nas escadas do Teatro Municipal, às nove da matina, com um pacote nos braços. Não, não era uma mochila de viagem, uma bolsa modernosa nem uma sacola de compras. Era um saco de plástico preto (daqueles pra lixo, sabe?) que cobria um tal boneco vermelho de mais de meio metro com pose de super-herói.
Warmdaddy provou a "comida da alma"
"Warmdaddy" ou "Papai Quente" (em uma tradução grotesca, só para o leitor ter idéia do que se trata). O apelido de Wess Anderson, saxofonista da Lincoln Center Jazz Orchestra (LCJO), é justificado por sua simpatia. Ele ri e sacode os ombros explicando que não há nenhuma conotação sexual no apelido.
Poesia em São Paulo dos anos 60
Um sarau no Teatro Municipal acontecido no dia 10 de abril de 2000 foi o início das filmagens de "Uma Outra Cidade", novo trabalho do cineasta e diretor Ugo Giorgetti. A idéia da película é fazer um retrato de São Paulo por meio da visão de seis poetas importantes na virada dos anos 50 para os 60 --Antônio Ferreira de Franceschi, Carlos Felipe Moisés, Cláudio Viller, Jorge Mautner e Roberto Piva e Rodrigo de Haro.
Noite de gala
"O primeiro incidente da inauguração do Teatro Municipal foi o adiamento do espetáculo. Tudo estava programado para o dia 11 de novembro de 1911, mas o figurino da Companhia de Teatro Titta Ruffo atrasou um dia para chegar ao Brasil e a primeira ópera encenada no teatro só foi acontecer na noite seguinte", relata Márcio Sgreccia, diretor de teatro, fundador e pesquisador do Museu do Theatro Mvnicipal. A Ópera Hamlet de Ambroise Thomas protagonizada por Titta Ruffo abriu pela primeira vez as cortinas do teatro.
A macarronada do Pavarotti
<foto1>Todas as sextas à noite e domingos de manhã quando as cortinas do Teatro Municipal se abrem, lá está Eliane de Mesquita Oliveira da Silva Prado. “Você sente a vibração quando entra no palco. Você sente quando o público está captando. Está no ar, é difícil de explicar. Quando está ruim, você começa a se desinteressar, fica um clima frio. É horrível. Você sente que não passou nada pra platéia”, conta a violinista que ocupa, há 18 anos, a cadeira ao lado do violinista principal da Orquestra Sinfônica Municipal.
Museu do Theatro Mvnicipal
Fundado em outubro de 1983, o Museu do Theatro Mvnicipal ficou no Teatro até 1985, ano em que iniciou a segunda reforma do monumento. O Museu foi transferido para o Edifício Martinelli e lá permaneceu, em caráter provisório, por dez anos. Só em 1995 mudou-se para as instalações debaixo do Viaduto do Chá, espaço que ocupa até hoje.
Viagem no tempo
<foto1>Meio escondido debaixo do <a href="/viadutodocha" target=_blank">Viaduto do Chá</a>, o Museu do Teatro Municipal pode passar despercebido por muita gente. “Sabia que tinha o Museu porque tenho andado constantemente pelo Centro e um dia percebi ele aqui. Queria entrar, mas não dava tempo”, conta Elton Fredson da Silva, morador de Diadema. Há quatro meses desempregados, ele e a amiga Andréa Jurema Vigão conseguiram um “intervalinho” em mais um dia de buscas por emprego e resolveram visitar o espaço. “Sempre tive curiosidade de entrar, mas não sabia muito o que tinha aqui dentro. Esperava ver uns figurinos de peças”, diz ele, antes de perceber a exposição das peças de roupa usadas em óperas.
Teatro Municipal
As obras de construção do Theatro Mvnicipal começaram em 5 de junho de 1903 e foram concluídas em 30 de agosto de 1911. A casa foi inaugurada em 12 de setembro do mesmo ano, um dia depois do programado, com a encenação da ópera Hamlet.