Concerto em casa

“Tocar no Centro é como tocar em casa”, começa a contar a violinista Betina Stegmann. “Isso porque ensaiamos de segunda a sexta no Teatro Municipal, onde temos uma sala especial para nós.” Betina nasceu em Buenos Aires, mas a música a trouxe para o Brasil. Desde 1994, depois de participar de uma série de testes, passou a atuar no Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Além disso, se tornou spalla (o instrumentista principal) da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e é membro da Orquestra Jazz Sinfônica.
“O Quarteto de Cordas integra o corpo estável do Teatro Municipal, ao lado do Balé da Cidade, da Orquestra Sinfônica Municipal, do Coral Lírico e do Coral Paulistano, por isso é parte de nossa agenda fazer mensalmente ao menos um concerto no Municipal e outro na Biblioteca Mário de Andrade”, explica Betina. “Às vezes, também nos apresentamos no Martinelli ou no museu do Municipal.”
Nesta semana duas apresentações fecham o ano de 2002: no dia 12 estão no auditório da Biblioteca e no dia 14 de dezembro repetem o concerto no Municipal.
O repertório homenageia o compositor paulista Teodoro Nogueira (1913-2002), com seu “Concerto Nº 3”. “Sempre tentamos incluir uma obra brasileira, uma tradicional e uma que seja nova para todos para tentar aumentar nosso repertório”, diz. Além disso serão apresentadas obra de Astor Piazzola (“Fuga y Misterio e La Muerte del Angel”) e Beethoven (“Quarteto opus 127”). Os recitais vão funcionar como uma prévia da próxima temporada, em abril, para a qual está programada uma das últimas obras de Nogueira, que foi precursor da viola caipira na música erudita e autor da primeira missa cantada em português.
Além de seu espaço de ensaios, Betina não mede elogios para a Biblioteca, também local habitual de apresentações: “Lá tem um auditório lindo, com uma acústica perfeita para música de câmara. Ou seja, para nós é sempre um grande prazer mostrar nosso trabalho ali”. O grupo tem tradição na cidade. Foi fundado em 1935, com o nome de Quarteto Haydn, por Mário de Andrade, que na época chefiava o Departamento da Cultura -- correspondente ao órgão que hoje é a Secretaria Municipal da Cultura.
Recentemente, o grupo, formado por Betina, o também violinista Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Robert Suethölz, também foi agraciado com o prêmio de melhor conjunto camerístico concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). (11/12/2002)
Serviço:
Concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo em homenagem a Teodoro Nogueira
Quando: dia 12, às 18h, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, e dia 14, às 16h30, no salão nobre do Teatro Municipal
Quanto: entrada franca.