Flash news

Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.

06/12/2025 ºC, São Paulo

Ponto Histórico:

banner

Uma sinfonia de imagens

<foto1>Deixar que as imagens vibrassem como o próprio som. Foi assim que Régis Filho escolheu retratar os momentos antes das apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A combinação dos instrumentos – câmera fotográfica, violinos, flautas e tantos outros – foi tão harmoniosa que o maestro John Neschiling, diretor artístico da Osesp, aprovou e quis transformar o ensaio fotográfico em exposição.

banner

Concurso Sampacentro - Centro sem preconceito

<i>Por Walter Tabacniks, da Praça Julio Prestes</i>

banner

Viajar é preciso

<p><br><i>Por Sérgio Rizzo</i>

banner

Começar de novo

Atrasada, como sempre. No dia seguinte à estréia, cheguei em cima da hora para assistir à nova montagem de "Os Lusíadas". O palco, que era um corredor para simular o mar por onde a nau passava, se transformou em uma plataforma de metal. Entre outras mudanças. Confira!

banner

A todo o vapor

São Paulo recebeu nessa semana uma visita ilustre, que veio para ficar. Na sua carreira, conta-se cerca de 50 anos de serviços prestados à companhia que começou como São Paulo Railway, e hoje tem aquela que foi sua sede conhecida como Estação da Luz. E mais outros 30 anos trabalhando para uma empresa privada, o Frigorífico Bourbon (que já não existe mais).

banner

A Poderosa Chefona

Mesmo depois de um acidente, no qual fraturou três vértebras, Ruth Escobar não parou. Continuou tocando seu mais novo projeto: uma superprodução de R$ 2 milhões que conta a história das caravelas portuguesas na sua busca por novas terras. “Não pude resistir, ele é o maior poeta da língua portuguesa”, se derrete a diva por Camões. A dupla inaugura com “Os Lusíadas” a Estação das Artes, no Complexo Júlio Prestes.

banner

Breve história de um passageiro

Para quem nunca foi à Estação Júlio Prestes, não se surpreenda com a parede de vidro que separa o <i>concourse</i> da estação e a Sala São Paulo, a maior sala de concertos da América Latina. Apesar da proximidade física entre os dois lugares, a maioria das pessoas que passa diariamente pela estação só conhece a sala vizinha pelo fato de a parede ser de vidro. Esse é o caso de Reginaldo Malaquias de Freitas, um passageiro à espera do trem para Osasco.

banner

Talento e transpiração

Na época em que o trompista paranaense Ozéas Arantes veio morar em São Paulo, o <a href="/anhangabau" target="_blank">Vale do Anhangabaú</a> ainda era trafegável, o metrô só funcionava na linha norte-sul e o <a href="/teatromunicipal" target="_blank">Teatro Municipal</a> não tinha sofrido a última reforma. Ano de sua chegada: 1977.

banner

Tijolo com tijolo em desenhos mágicos

O espírito do migrante, de luta e trabalho duro para vencer as adversidades de um passado talvez sofrido, traduz parte da história de João Tadeu. Em 1969, veio para São Paulo com cerca de 6 anos. Natural de Guaxupé, Minas Gerais, mudou com os pais e os seis irmãos para tentar melhorar a situação financeira. Logo a família percebeu que São Paulo na década de 70 era a cidade certa para isso.