Sob mil e quinhentos olhares

O Centro Velho e o Centro Novo, a cidade vista do alto, o Centro estático e o Centro dinâmico. Todos os Centros dentro de um só. A cidade registrada nas suas mais diversas versões. Em se tratando de São Paulo, são muitas.
Mil e quinhentos olhares diferentes sobre o Centro estão na exposição Foto São Paulo. Ocupando uma sala que já foi o concourse da Estação Júlio Prestes, as imagens são resultado da Jornada Cívica e Fotográfica pelo Centro da cidade, que aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro de 2001. Naquele fim de semana chuvoso, mais de 2.000 pessoas partiram da Júlio Prestes em direção aos mais diferentes pontos do Centro.
"Escolhi o Mercado Municipal para fotografar porque tem movimento, cor, arquitetura", diz o fotógrafo Penna Prearo. Por serem abertos a fotógrafos profissionais e amadores, os grupos coordenados, com temas preestabelecidos, receberam pessoas de todas as idades e profissões. Dona Genoveva Torres, "setenta e poucos anos", foi uma das integrantes do grupo de Penna. "Juntou o desejo e a vontade: sou muito ligada ao antigo e adoro fotografar", diz a artista, que também é pintora de quadros. Mesmo morando no Jardim Monte Kemel e tendo de pegar duas conduções para chegar ao Centro, Dona Genoveva diz que valeu a pena participar. "Não conhecia o Mercado depois da reforma e a experiência de fotografá-lo foi muito interessante."
Já Beatriz Muylaert, 11 anos, fotografou a Faculdade de Direito do Largo São Francisco e o resultado foi além do esperado. "Usei a máquina em baixa velociade para fotografar os vitrais, que são mito bonitos", conta Bia. "O mais legal da exposição é que todo mundo vê as fotos de todo mundo." O fotógrafo Eric Rahal e seu grupo clicaram o Centro e um ângulo bastante inusitado: de dentro de caixas de papelão -- e ficaram conhecidos como os Homens-Caixa. O Duomo, formado por um grupo de amigos, resolveu registrar as cúpulas do Centro, mostrando uma cidade que muitas vezes foge aos olhos apressados de seus moradores.
Sob curadoria do fotógrafo Iatã Cannabrava, a exposição é um presente ao aniversário de 448 anos e também um documento para a cidade. "Queremos que as pessoas voltem seus olhos para o Centro", diz. (21/01/2002)
Serviço:
Exposição Foto São Paulo
Onde: Estação das Artes - Pólo Cultural Júlio Prestes (Praça Júlio Prestes, s/nº, tel. 3337-5414). De 22/01 a 7/02 de 2002. Horário: de segunda a sexta, das 12h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h
Entrada franca