A todo o vapor
São Paulo recebeu nessa semana uma visita ilustre, que veio para ficar. Na sua carreira, conta-se cerca de 50 anos de serviços prestados à companhia que começou como São Paulo Railway, e hoje tem aquela que foi sua sede conhecida como Estação da Luz. E mais outros 30 anos trabalhando para uma empresa privada, o Frigorífico Bourbon (que já não existe mais).

Apesar de não só ter acompanhado o desenvolvimento da cidade, mas também colaborado com ele ao trazer produtos e imigrantes para cá, Maria Inês chegou ao fim do poço, em meio ao ferro velho. Mas a locomotiva a vapor, de 133 anos de idade, foi salva pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e voltou a “viver”.
Como a personagem dessa matéria não pode contar sua história, toma a palavra o Sr. Lincoln Palaia, engenheiro aposentado e sócio da ABPF que, durante três anos, restaurou essa locomotiva. “Levei mesmo cinco meses para deixá-la idêntica ao que era, inclusive funcionando. Mas o dinheiro só foi surgindo aos poucos e a reforma foi muitas vezes interrompida”, justifica ele.
Maria Inês – fabricada pela Sharp Stewart, em 1868 – ficou prontinha 15 dias antes da Feira Negócios nos Trilhos 2001 e voltou sobre suas próprias rodas, a pleno vapor, para a Estação Júlio Prestes, onde ficou em exposição de 15 a 17 de outubro, durante o evento do setor ferroviário. Para contrastar, a locomotiva que estava acompanhada de dois vagões (de 1902 e 1908), tinha ao seu lado uma Dash 9 da Ferronorte de 4400 H.P., a mais moderna locomotiva utilizada atualmente no país.
“Ela é a terceira locomotiva mais antiga em operação no Brasil”, conta, com orgulho, o restaurador. Além de orgulhoso, o Sr. Lincoln se diz ainda com ciúme de Maria Inês. “Quem faz um trabalho como esse com prazer fica com ciúmes da máquina”. Graças a todo esse apreço, a locomotiva pode ficar segura de que nunca mais vai parar num ferro velho. “Vou acompanhar todos os passos dela”, garante.
A próxima parada dessa “velhinha nova em folha” será o Memorial do Imigrante, ela transportará turistas entre as estações Brás e Bresser, inicialmente. Mais tarde deve estender seu roteiro até a Estaçao da Luz. (22/10/2001)