Café da manhã com Mozart

Passear nas Ruas do Triângulo, dar uma volta no Parque da Luz, comprar flores no Arouche. Ótimos passeios... para um dia de sol. O que fazer então em uma manhã fria e chuvosa? Não, nada de ficar em frente à TV. Há uma solução de fácil acesso, barata, interessante e educativa. Anota aí:
Todo domingo de manhã (não se preocupe, começa só às 11h), na belíssima Sala São Paulo, acontece a série “Concertos Matinais”. Cada dia, artistas diferentes interpretam compositores de épocas distintas da música clássica. No último domingo, dia 13 de maio, foi a vez da violinista Betina Stegmann e da pianista Rúbia Santos.
Por cerca de uma hora, elas tocaram Mozart, Schubert e Brahms seguindo o tema “A música de câmara do classicismo ao Romantismo”. O mais interessante é que entre uma composição e outra, Betina, Rúbia e o diretor artístico Gil Jardim explicavam o que tinha acabado de ser tocado, dando detalhes precisos e interessantes do legado de Mozart, por exemplo. E faziam isso de uma forma bem intimista, quase como em um bate-papo com a platéia.
O casal Léia Alves, de 33 anos, e Marcelo Lemos, de 39, adorou o espetáculo. “Foi a primeira vez que entrei na Sala São Paulo, o concerto fica ainda mais bonito em um lugar como esse”, disse Léia. “Também gostei muito, é maravilhoso aqui”, completou Marcelo.
Os dois moram no Centro e por isso costumam passear bastante pela região. Já tinham visitado a Júlio Prestes, mas conheciam somente o saguão – onde foi apresentado o espetáculo “Os Lusíadas”. “Está muito diferente. Quando viemos para a peça o palco, o lugar para o público, o cenário, tudo foi montado aqui, nesse espaço enorme”, se espanta Léia.
Mas, como dizem, o melhor deve ser sempre guardado para o final. Então, lá vai: errou redondamente quem já estava esperando ingresso a preços altíssimo para os “Concertos Matinais”. Além de divertido e educativo, o evento é quase de graça – R$ 4 (meia entrada para estudante). Sobra até um dinheirinho para comprar uma das apetitosas empanadas ou um dos sofisticados docinhos à venda na cafeteria da Sala São Paulo. (20/6/2004)
No próximo domingo, 27 de junho, a série apresenta a Orquestra de Câmara da USP, com o solista Fernando Corvisier, interpretando Johannes Brahms e Wolfgang Amadeus Mozart.