Flash news

Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.

06/12/2025 ºC, São Paulo

Ponto Histórico:

banner

Uma ponte entre dois mundos

Na época em que Ana Flávia Bezerra era uma freqüentadora esporádica do Centro costumava passear na região da 24 de maio, na <a href="/galeriadorock" target="_blank">Galeria do Rock</a>, rua Barão de Itapetininga, na <a href="/pracadarepublica" target="_blank">Praça da República</a>... Depois que começou a trabalhar lá, há cerca de dois anos, se deparou com um ambiente totalmente diferente. "São dois mundos ligados pelo <a href="/viadutodocha" target="_blank">Viaduto do Chá</a>. Do lado onde estou hoje, sinto mais o Centro Velho nos tempos de ouro da região - o <a href="/patiodocolegio" target="_blank">Pátio do Colégio</a>, a <a href="/catedraldase" target="_blank">Sé</a>, entre tantos outros. Neste pedaço tem mais empresas e elas investem mais para conservar esse aspecto. E as pessoas que circulam aqui são mais executivos, engravatados e turistas. Já do outro lado, o ambiente é mais misturado: o pessoal do rock, do rap, do sampa, um monte de camelôs", compara.

banner

A ginástica do Centro financeiro

Afora a economia que já anda fazendo uma ginástica para se segurar, agora é a vez dos homens e mulheres que comando o Centro financeiro da cidade entrarem literalmente na malhação. O motivo? A muito bem conceituada rede de academias Bio Ritmo se instalou na Rua 15 de Novembro - ali bem próxima aos bancos e instituições financeiras das ruas do triângulo (Ruas Direita, São Bento e 15 de Novembro, no Vale do Anhangabaú).

banner

Água na boca

Ao contrário das lojas que vendem de pilha a meia, no Empório da Bala você só vai encontrar bala! "A idéia era mesmo ser diferente", argumenta a gerente Rubênia Cecchetti.

banner

Ecletismo e calabresa

<foto2>Pontualidade não é realmente o forte das integrantes do Sampacentro. Então lá estava eu, morrendo de fome em plena Casa Califórnia, em meio a 75 anos de história dos sanduíches, esperando todas chegarem para um encontro gastronômico. Sim, logo provaríamos os quitutes locais. Enquanto isso, aproveitei para pedir umas fritas e um chope. “Só tem cerveja --e de garrafa”, mandou o garçom. “Desce uma!”, respondi. “Uma cerveja para a menina”, gritou para o balcão. E assim fiquei menina para sempre.

banner

A hipotenusa do Triângulo**

No meio da Praça Antonio Prado, que liga as Ruas São Bento e 15 de Novembro, fica uma banca de jornais à moda antiga.

banner

Tradição em 142 anos

No número 220 da rua São Bento está localizada uma das mais antigas casas comerciais de São Paulo. A botica Veado D’Ouro foi a primeira loja da franquia a ser aberta, mas, fora a fachada, pouca coisa conserva de sua construção inicial. O dono atual também não tem uma preocupação de preservar o local. Ele só tira seu arquivo histórico –um calhamaço de documentos e algumas fotos de época— do cofre no final de cada ano, quando faz uma exposição na loja da São Bento.