Guardião da escrita

Rua São Bento, número 290, 2ª sobreloja, conjunto 4, Centro. Neste endereço o lendário especialista em canetas, Mariano Prieto, dedicou 50 anos de sua vida à paixão por esses instrumentos da escrita. Autodidata, desde menino mostrava grande interesse por canetas e mal podia imaginar que um dia estaria cercado pelas mais raras e cobiçadas tinteiros em sua própria loja.
A lembrança da caneta preta conta-gotas, de possível origem alemã, foi guardada na memória junto com as recordações da infância e do pai, o espanhol Miguel Prieto Lopes. O despertar para o fascínio por canetas teve início ali, nos primeiros anos da infância.
Depois de percorrer um caminho profissional entre variados estabelecimentos e aprender a arte do restauro de canetas, Prieto decidiu abrir a loja Pôsto Central de Canetas e Concêrtos, fundada em 5 de março de 1951, na Rua São Bento. A partir deste momento, a vida de Mariano Prieto se resumiu a Parker, Sheaffer’s, Mont Blanc, Watterman, Lamy, Cross, entre canetas-tinteiro, roller balls, lapiseiras e muito suor para recuperar as mais antigas e preciosas peças.
Não demorou e a fama deste caneteiro se espalhou pelo país. Especialista em Parker, a multinacional passou a indicar o trabalho de restauro realizado pela Pôsto Central para os clientes brasileiros. Em 1960, Mariano Prieto foi presenteado com uma placa de prata pela Parker, em homenagem à sua dedicação e talento.
“De todo o Brasil eram enviadas canetas com problemas especiais e meu pai sempre encontrava a peça que estava faltando. Até hoje recebemos canetas quase irrecuperáveis via Sedex e elas voltam novas para as mãos dos clientes”, explica Mariano Jr, filho do especialista.
A coleção particular de Mariano Prieto está devidamente guardada em cofres bancários. Sua caneta mais importante é uma Parker 45, de 1903, comprada em 1906 por um engenheiro brasileiro. O corpo desta caneta é de hakilite cor coral. Já, a mais desejada é o conjunto de lapiseira e caneta tinteiro Empire State, de 1945.
Em 1999, Mariano Prieto recebeu o Tropheé de l’excellence em Lyon, na França. O prêmio internacional foi criado pelo Salon Internacional du Stylo de l’Écriture et de l’Art du Papier e entregue a ele pelo conjunto de sua carreira e de sua contribuição à escrita e a caneta-tinteiro. Esta foi a primeira vez que um sul-americano participou do evento.
Este ano, no último dia 10 de maio, a loja Pôsto Central de Canetas e Consêrtos organizou um coquetel para comemorar os 50 anos de existência. Infelizmente, poucos dias depois do evento, aos 86 anos, Mariano Prieto faleceu deixando uma lacuna no mundo dos artesãos e colecionadores de canetas.
Hoje, os filhos Mariano Prieto Jr e Sonia Prieto dão continuidade ao trabalho do pai. Mariano Jr cuida da administração e vendas nacionais e Sonia, como historiadora da arte, trabalha as relações internacionais do negócio na França. Os restauros são feitos pelo técnico Romeu Eugênio, funcionário há mais de 30 anos na loja. (22/07/2001)
Serviço:
Pôsto Central de Canetas e Consêrtos
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 17h. Sábado, das 9h às 12h.
Rua São Bento, 290, 2ª sobreloja, cj. 4, tel. 3106-3168
Próximo à Estação São Bento do metrô
www.marianoprieto.com.br