Água na boca
Ao contrário das lojas que vendem de pilha a meia, no Empório da Bala você só vai encontrar bala! "A idéia era mesmo ser diferente", argumenta a gerente Rubênia Cecchetti.

Nem na época da Páscoa, quando os clientes demonstraram interesse por ovos de chocolate, o Empório não se desviou de sua especialidade. "Compramos aqueles moldes de plástico usados na confecção de ovos caseiros, enchemos tudo de bala de chocolate e enfeitamos com um laço de fita. Também fizemos cestas de bala. As vendas foram ótimas", revelam Rubênia e Leonor Pereira Machado, que trabalha no caixa.
Tudo para não descaracterizar o baleiro que vai comemorar um ano em maio. Hoje são mais de 50 opções de sabores: morango, chocolate, uva, café, hortelã, banana e tanto mais quanto se pode imaginar. Aliás foi a imaginação, a memória e os desejos dos clientes que ajudaram a gerente a complementar a oferta.
Algumas balas, como as da marca Chita, são trazidas de Ribeirão Preto, mas a maioria dos tipos que alimentam a loja nos subterrâneos do Largo São Bento - exatamente no Boulevard da Estação São Bento do metrô - é comprada no próprio Centro de São Paulo.
Quem pensa que as sugestões vieram das pessoas em geral mais interessadas no assunto, as crianças, está bem enganado. Os fregueses mais fiéis do Empório são os idosos e as empresas da região, que fazem encomendas de quilos por semana. Por mês, uma tonelada de balas é vendida pelo baleiro. E o período de alta nas vendas? "Não sabemos ao certo o porquê, mas em dia de chuva vendemos bem mais que o normal", comenta a gerente.
Por R$ 0,99 o grama de qualquer sabor ou marca, o troco na loja nem sempre é bala. "Procuramos arredondar os valores. Não ficamos empurrando as balas como troco. Mas temos clientes que pedem por isso", conta Rubênia.
Para quem ficou com água na boca mas não vai ter tempo de ir à loja tão cedo, a boa notícia é que o Empório da Bala faz entrega em domicílio na região do Centro. Faça o seu pedido. (02/04/20002)
Serviço: Empório da Bala
Estação São Bento do metrô, loja 26 (saída rua São Bento), tel. 3311-7904
Aberto de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados, das 10h às 15h