Mil xícaras por dia

O Café Girondino foi inaugurado em 1998, mas sua decoração e as fotos antigas nas paredes remontam ao início do século. Sentadas em uma de suas mesinhas (todas são enfeitadas com um vasinho de flores transparente com bolinhas de gude no lugar da terra), tem-se a nítida impressão de que a qualquer momento será visto pela janela um bonde passando ou que um tílburi vai parar em frente ao estabelecimento e dele descerão um rapaz de cartola e bengala, que ajudará uma mocinha de vestido longo e luvinhas a descer do veículo.
Quem nos recebeu no Girondino foi o simpático gerente Ilson de Oliveira Souza, que começou a trabalhar lá logo após a inauguração. Não encontramos tantas pessoas na casa, mas ele afirma que os horários de pico são a hora do almoço nos dias de semana e a happy hour de quinta e sexta. "Nesses dias, a turma começa a chegar depois das 19h. São, na maioria, bancários que trabalham por perto e vêm tomar um choppinho", diz. Mas parece que o forte da casa é o café. "Vendemos de 1000 a 1200 cafés por dia", afirma.
Experiente no ramo de hotelaria, Ilson já trabalhou em dois hotéis e gerenciou três lojas de uma rede de fast food. "Gosto daqui porque é tudo perto , posso resolver um problema no banco, por exemplo, em 30 ou 40 minutos, coisa que demoraria mais de uma hora se fosse um local afastado", diz. "E a equipe é bem unida, é legal", completa.
Ele faz questão de se integrar aos demais funcionários, principalmente na hora do jantar, quando saboreiam um cardápio especialmente preparado para eles. E é tão bom quanto os pratos do Café? "São bons, sim!"
Apesar de estar sempre circulando pelo Centro, Ilton não costuma passear por lá. "Nas horas vagas, gosto de ir para bem longe da cidade, para uma chácara em Ibiúna." Ele não conhece nem mesmo o Mosteiro de São Bento , que é exatamente na frente do Café. "Chego aqui ao meio-dia e só saio quando fecha, o que pode acontecer até às duas da manhã. Não dá tempo", justifica-se. Mas ele confessa que acerta seu relógio com o do Mosteiro. (06/05/2001)
Serviço
Café Girondino
Segunda a quinta, das 7h30 às 23h; sexta, das 7h30 às 0h; sábado, das 8h às 19h; fechado aos domingos
Rua Boa Vista, 385, tel.: 229-4574 e 229-1487
Próximo ao Metrô São Bento