Mulungu e umbaúba não fazem mal a ninguém

Garra do diabo, sangue de bicuiba, ginko biloba, porangaba, mulungu, umbaúba, cambará... Não se trata de um dialeto de alguma tribo distante, mas de plantas medicinais que podem ser encontradas em plena rua são Bento. Ajudam nos problemas de artrite, hemorróidas, má circulação, ajudam a perder peso, auxiliam no tratamento da excitação nervosa e servem para curar a gripe, respectivamente. Nem todas são vendidas em estado natural - a maioria delas vem em forma de chás, pomadas, cremes ou cápsulas.
À frente da Farmácia e Laboratório "As Plantas Curam" há 20 anos, Eloy Monteiro conta que a marca existe há cerca de 100 anos. Fundada primeiro na Liberdade, a Farmácia mudou-se para o Brás. Depois ganhou uma filial na Praça da Sé e em seguida esta, na rua São Bento. Atualmente, existem mais três endereços: na Praça da Sé, na Praça Ramos e na Lapa. Além de remédios vegetais, a Farmácia trabalha com homeopatias, manipulação de fórmulas e produtos macrobióticos.
"A maioria das pessoas que vêm aqui procura remédios vegetais para enxaqueca e cólicas, mas nós trabalhamos com uma média de 400 a 500 tipos de ervas", diz Eloy. "Muitas plantas vêm do Nordeste do Brasil, do Mato Grosso do Sul e também da divisa com o Paraguai. Outras, mais raras no país, são importadas do Canadá, da Itália, da Suíça, do Chile e da África."
Com o lema "deixe a natureza cuidar de você", a Farmácia oferece um folheto explicativo com os nomes das plantas e as doenças que podem ser tratadas com o seu uso correto. Uma olhada rápida é suficiente para provar que em nossa cultura os tratamentos naturais foram deixados de lado. Quem pensa que impotência sexual só pode ser curada com catuaba e pó de guaraná, por exemplo, está muito enganado. Existem plantas como a marapuama, o cipó cravo e o nó de cachorro que podem dar um basta no problema. O mesmo vale para a gripe: alguém aí já tomou xarope de jatobá para ficar curado? (18/04/2002)
Serviço:
Farmácia e Laboratório As Plantas Curam Ltda.
Rua São Bento, 351, tel. 3105-1186