Ponto Histórico:
Concurso Sampacentro - <b>Sorrisos Eternizados</b>
<i>Por Luciana Fátima</i>
O kitsch invadiu o Centro
O que um sapato de salto prateado, uma sacola da Zoomp, uma caveira inflável e um pingüim de geladeira têm em comum? Aparentemente, nada. Mas com um olhar mais atento é possível perceber que eles fazem parte de um mesmo movimento artístico, o kitsch. E mais: todos estão expostos na mostra “Viva o Kistch!”, no Masp Centro até 20 de dezembro.
Hora de apagar as velas
<foto1>No máximo R$ 6,40. Se for esperto – marcando a visita com antecedência –, só o dinheiro do transporte. Esse é o preço de um "pacote" que inclui aula de história, de cidadania, algumas surpresas e curiosidades. Dizem que uma velhinha já até chorou de emoção. "De Vila a Metrópole" conta, por meio de painéis fotográficos, maquetes e documentos, a trajetória de São Paulo. Com ênfase na atuação do prefeito Prestes Maia (1938-1945 e 1961-1965), a exposição fica no recém inaugurado <a href="/destaque/default.asp#267" target="_blank">Masp Centro</a> até 20 de maio, na Galeria Masp Prestes Maia, no <a href="/anhangabau" target="_blank">Anhangabaú</a>.
Pra trabalhar, relaxar e estudar
Sufocante, tumultuado, sujo, desgastante, perigoso... Assim o bancário Cícero, de 37 anos, classifica o Centro, lugar onde trabalha há 15 anos e estuda há três. "Passo quase o dia inteiro aqui e tenho muitas críticas pra fazer, mas uma coisa é certa: apesar de tudo, eu me divirto muito."
Vale do Anhangabaú
É impossível afirmar quando o Vale do Anhangabaú foi fundado, mas os primeiros registros mostram que, em 1751, o governo estava preocupado com um vale aberto por Tomé Castro na região entre o rio e um lugar onde se tratava a água chamado "Nhagabaí".
Da Febem à Prestes Maia: a melhor mudança do mundo
José Ferreira, de 30 anos, e Ademar Henrique, de 58, são seguranças na Galeria Prestes Maia, no Vale do Anhangabaú. Na verdade, não há muito trabalho para fazer, a maior parte consiste em vigiar a galeria, evitando que mendigos, meninos de rua ou desocupados atrapalhem os funcionários Cohab, localizada dentro da Prestes Maia.
A Ladeira esquecida no Vale
Era 12 de outubro de 1975. Dia das Crianças. A caravana do Silvio Santos passeava pelo Centro da cidade em um caminhão cheio de cantores e artistas. Niltinho assistia a tudo do Largo São Bento, em frente ao <a href="/edificiomartinelli" target="_blank">Edifício Martinelli</a>, onde instalava sua banca.