Encontre o lugar onde corpo e mente estão integrados

Yoga vem do sânscrito* e significa União. É o caminho prático e natural para a integração e harmonia da nossa essência interior com o mundo exterior e com o próprio universo**. Como a prática é contrária à repetição mecânica, “é indicada para as pessoas que trabalham com atividades muito repetitivas”, diz Eliana Costa, professora de Yoga e pós-graduada em educação física.
Há quase dois anos Eliana criou a Ássanas Yoga Clássico e Ginástica Consciente, instalada em um Edifício na Avenida São João, de frente para o Vale do Anhangabaú e quase ao lado do Martinelli. Na escola é praticado o Hatha Yoga, ou seja, o primeiro ramo de sete nos quais a linha do Yoga Clássico foi dividida. Ássanas também é uma palavra relativa ao sânscrito e quer dizer postura.
A prática do Hatha Yoga consiste basicamente em relaxamento, etapa de preparação do corpo, seguido de alguns movimentos simples, coordenados com a respiração. Logo depois vêm o asanas, que são as posturas físicas e psicofísicas da prática, onde corpo e mente passam a ficar integrados. Por fim, a ginástica consciente, que é a união da ginástica comum com o Yoga Clássico.
Os demais ramos do Yoga Clássico são praticados somente na Índia, com exceção do Raja Yoga, ramo seguido por alguns profissionais no Brasil. “Apesar da riqueza de conteúdo, os outros ramos exigem mais e ainda são impróprios para a realidade no Brasil”, diz Elaine. São eles: Raja Yoga (domínio amplo da mente), Carma Yoga (domínio das ações e reações), Bhakti Yoga (realização devocional e amorosa), Jnana Yoga (realização da sabedoria), Mantra Yoga (domínio dos sons exteriores e interiores) e Tantra Yoga (realização do conhecimento).
“Antigamente a Yoga era passada individualmente pelo mestre ao seu discípulo. Era algo secreto”, diz. Hoje, especialmente na última década, a prática passou a ser mais difundida no Ocidente, mas ainda de uma forma um pouco limitada. “Acredita-se que a Yoga seja apenas a etapa da meditação. Na verdade, a meditação é um dos estágios mais difíceis de se alcançar”, explica.
Na segunda quinzena de setembro, professores e alunos de Yoga poderão comemorar o reconhecimento da prática no Brasil na Semana Municipal de Yoga, que será realizada por meio do projeto de lei 365/2000, hoje Lei nº 13.200 de 07/11/2001.
Ássanas funciona às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 19h30. Nos demais dias a escola fica aberta em horários diversificados. Aos sábados, está em atividades das 9h às 11h. (05/02/2002)
* Uma das mais antigas línguas clássicas da Índia, da família indo-européia
** Fonte: http://www.yogaclassico.com.br
Serviço:
Ássanas Yoga Clássico e Ginástica Consciente
Av. São João, nº 108 – cj. 35 – 3º andar, tel. 229-6197 ou 9873-2906