Ela ama gatos... e cachorros, cavalos...

Eugênia Schaffman é uma senhora de 73 anos que sobe e desce escadas sem dificuldades e passa o dia indo daqui para lá cuidando dos mais de duzentos cães e gatos que mantém em seu abrigo em Parelheiros, a "Chácara dos Meus Amores".
"Tudo começou por acaso, há uns 25 anos, quando a Cláudia, minha filha, tinha oito anos e fazia balé na Escola Municipal de Bailado", lembra dona Jane, como é mais conhecida. "Um dia, enquanto esperava a Cláudia do lado de fora da Escola, percebi que havia alguns gatos que moravam na Praça Ramos de Azevedo. Na aula seguinte, levei um pouco de comida para eles. E passei a levar comida todas as vezes que ia à Escola. Depois, comecei a alimentá-los mesmo quando não tinha aulas. Quando vi, tinha virado protetora dos gatos da Praça."
No início dos anos 80, quando Mário Covas foi nomeado prefeito de São Paulo por Franco Montoro, quis tirar os gatos da Praça, "mas foi o primeiro que não quis matar os bichos", defende ela. "Então, ele cedeu um terreno de 10 mil metros quadrados na Avenida do Estado para fazer um abrigo. Não pagávamos água, luz e impostos e ficamos lá por 10 anos, eu e outros protetores."
Paralelamente, ela começou a levar animais para sua casa, na Vila Mariana. Eram cachorros e gatos que ela encontrava na rua e não conseguia deixar ali. Um dia se deparou com um carroceiro maltratando um cavalo, na avenida Sena Madureira (Vila Mariana). "Parei o carroceiro, tirei o cavalo dele e levei para minha casa. O cavalo ficou na garagem, em um local escondido do meu marido, que já estava reclamando dos cachorros e gatos. Consegui manter o cavalo em segredo durante alguns dias e, quando ele descobriu, me deu um ultimato: 'ou os bichos ou eu!' Não tive dúvidas, fiquei com os bichos", diz ela, divertindo-se. "Não me arrependo nem um pouco."
Dona Jane já foi proprietária de uma escola de idiomas voltado a empresas que tinha Rhodia e Carrefour entre seus clientes. "Ganhei muito dinheiro com a escola", revela. Ela também foi atriz de teatro e televisão, circulou pelas rodas sociais mais badaladas e sempre visitava a Europa. É muito vaidosa, detesta tirar foto quando não está "arrumada".
Mas há cerca de dez anos, dona Jane ganhou um terreno em Parelheiros (zona sul de São Paulo), para onde resolveu mudar. Construiu uma casa nesse terreno e decidiu comprar outro para montar o canil. "Vendi um apartamento na Vila Mariana para bancar o canil, onde hoje fica a Chácara dos Meus Amores. O dinheiro deu não só para arcar com as despesas da construção como também para alimentar os animais durante três anos."
Ela afirma que ama o que faz, mas que cuidar de bichos é muita responsabilidade. "Fico o dia todo em função deles, correndo atrás de doações, de vacinas, remédios. Nem vejo o dia passar." Mas tanta dedicação é recompensada. Quem tem a oportunidade de conhecer a Chácara dos Meus Amores, vê a satisfação e a gratidão nos olhos de cada bichinho. "O ideal seria conseguir um novo lar para cada um deles, mas isso é muito difícil", lamenta dona Jane.
Para saber mais sobre a Chácara dos Meus Amores, visite o site da entidade clicando aqui