Adrenalina em quatro rodinhas

Andando pela primeira vez no Centro de São Paulo, o brasileiro Sandro Dias foi o grande campeão da etapa no Vale do Anhangabaú do campeonato internacional de skate vertical Red Bull Skate Pro, realizada nos dias 8 e 9 de junho.
“Eu moro em Santo André e costumo andar no Centro de lá, mas achei demais a experiência de andar no Anhangabaú”, diz o paulista de 27 anos, que ocupa o primeiro lugar do ranking europeu e o quinto do mundial.
“Fiquei muito contente de ter ganhado essa prova, ainda mais sendo no Vale, que é um lugar muito bonito e cheio de histórias escondidas nas antigas construções. Sempre participo de grandes eventos no exterior e, para mim, foi muito legal ter um evento desse porte em São Paulo - ainda mais ganhando, com pontuação de 97,67”, conta. Só este ano, Dias e seu shape já viajaram por lugares como Austrália, Nova Zelândia, Flórida, Texas e Canadá.
Segundo a organização, mais de 15 mil pessoas se apinharam pelo Vale para ver as manobras radicais dos 20 competidores. A sensação para o skatista foi o público: “A animação da galera motivou a gente a andar com mais vontade no campeonato. Sem a platéia, o evento perderia a essência da diversão”.
Dias acha que o skate começa a ganhar espaço nas grandes cidades como São Paulo: “Só agora estão vendo a força, a festa e a união que o skate traz. Mas, falando em pistas públicas, acho péssima a estrutura que a cidade nos proporciona. Há muitas pistas mal feitas ou abandonadas”.
Ele curte a turma que invade espaços públicos como o do Vale para andar nas quatro rodinhas. “Desde que não destruam nada, acho demais a galera andando e se divertindo com skate no Centro, pois, além de terem descoberto bons obstáculos para a prática do esporte, eles podem mostrar suas habilidades aos leigos que circulam pela região.”
Com US$ 11 mil a mais no bolso, atualmente o fera Sandro Dias se prepara para as etapas européias, que começaram em 21 de junho e terminam em 21 de julho. De lá, segue para os Estados Unidos para participar do Gravity Games e do X-Games. (17/06/2002)