Ponto Histórico:
Olhar forasteiro
<foto1>Lembro quando conheci São Paulo em 1992. Tinha 14 anos. Tudo era novidade. Imagina um sujeitinho brasiliense, acostumado a enxergar árvores, grandes gramados por todo o lado e o horizonte com frequência, ficar mirando embasbacado para cima feito um caipira, impressionado com a altura dos prédios de São Paulo. Tudo aquilo era inédito, fascinante. Sem dúvida, deslumbramento à primeira vista. Sem contar aquele monte de gente andando em um desespero ímpar. Pareciam robôs. Robôs com destino, mas, ao mesmo tempo, sem destino. Vítimas indefesas do incessante relógio.
Parafusos: muitos nos balcões e poucos na cabeça
Além da beleza da armação amarela do Viaduto Santa Ifigênia, outro fator é extremamente característico da área: as lojas de produtos eletrônicos. A fama na cidade é que quaisquer peças ou equipamento de som, computação e eletro-eletrônico podem ser encontrados ali.
3h42 em Nova York, 8h42 em Londres, 5h42 no Santa Ifigênia...
A tarde era de festa. Havia música, muita gente, um agito. O prefeito Celso Pitta passou por lá rapidamente, pura formalidade. Paulo Roberto, de 28 anos, estava acabando de chegar e se espantou com tanto movimento. Era a reinauguração do Viaduto Santa Ifigênia, e o recepcionista do Hotel São Paulo Inn estava na cidade há poucas horas.
Fé importada da África
<foto1>A chuva ameaçava a cair, os fiéis, um aqui, outro ali adiante, se espalhavam pelos bancos. Ainda faltavam mais de cinco horas para a missa. Mesmo assim, o padre Sebastião Vieira deixou o quarto onde descansava para contar como era pertencer a Igreja de Santa Ifigênia há mais duas décadas. Com 70 anos, ele reza missa todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. "Os freqüentadores da igreja são na maioria gente que está de passagem, porque a parte residencial é muito reduzida por aqui", explica. O padre conta que os membros da paróquia vão à missa mais aos fins de semana, enquanto os trabalhadores da região, de segunda a sexta-feira. Além disso, muitos hóspedes de hotéis da redondeza aparecem na igreja.
Viaduto Santa Ifigênia
<foto1>O projeto do Viaduto Santa Ifigênia demorou uma década inteira pra ser concretizado. Inaugurado em 26 de setembro de 1913, na gestão de Raymundo Duprat, sua construção começou três anos antes. <b>Curiosidades:</b><li>Junto ao Viaduto está localizada a Igreja Santa Ifigênia (Basílica de N. S. da Conceição), uma das primeiras capelas da cidade. Ela começou a ser construída no início do século XIX, foi demolida e, em 1912, com dinheiro do povo, foi reinaugurada. Então ganhou uma inspiração gótica e painéis do pintor Benedito Calixto.