Sobrado das delícias

Instalado em uma das casas da Vila dos Ingleses, o Yellow Café é um cantinho para quem quer curtir um pouco de sossego em pleno Centro de São Paulo. A localização, as plantas ao redor da casa, o silêncio (pelo menos em comparação a outros lugares do Centro) e a música ambiente criam a impressão de que se está em um bairro mais residencial.
A estrutura, original do início do século XX, foi mantida. A fachada por uma obrigação, já que a vila é um patrimônio histórico e os proprietários ou inquilinos não podem mudá-la. O interior, por interesse do dono do café, Aurélio Rosas. “A única coisa que não segue o padrão original são as paredes amarelas e alguns pontos de luz. O restante eu quis manter”, diz ele.
O ponto mais curioso do Yellow são as reproduções de algumas obras do pintor austríaco Gustav Klimt. Aurélio explica que a escolha se deu por duas razões. “Primeiro, porque eu gosto muito do trabalho dele. Segundo, porque o período em que ele mais se destacou coincide com a época de construção dessa casa.” Klimt também está no cardápio, batizando um sanduíche de carpaccio, alcaparras, queijo parmesão, azeite e limão no pão ciabatta. Os contemporâneos do artista – como o compositor alemão Richard Wagner, o pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec e o arquiteto e designer escocês Charles Rennie Mackintosh – também dão nomes a invenções da casa, que serve ainda saladas, massas, aperitivos, porções e dois pratos do dia. “O que mais faz sucesso aqui são o suflê de salmão e a costela à moda oriental, que é cozida no vapor, dourada no forno e regada a um molho feito de shoyu, conhaque, cebola e alho”, revela Aurélio.
A escolha da vila para a implantação do Yellow Café veio de uma necessidade de locais para se comer bem no entorno da vila, onde Aurélio possui também uma empresa de marketing e eventos há dez anos. “Pensamos em um lugar que oferecesse opções diferenciadas com um preço compatível com outros restaurantes da região”, afirma. Em média, o café recebe 80 pessoas por dia, entre empresários e profissionais de empresas próximas.
O Yellow serve ainda para realização de eventos. “Minha empresa de marketing oferece o café como opção para brunches, almoços e coquetéis.” O local também pode ser locado para festas.
Aurélio revela uma fascinação pelos centros das cidades. “Minha família sempre teve negócios nos centros. Meu avô tinha uma empresa na rua dos Andradas, no coração do Rio, e depois abriu uma filial no centro de São Paulo. E aqui ainda é prático para o tipo de atividade que eu realizo, pois todos os grandes fornecedores de marketing e eventos estão na região”, explica. “Se eu estivesse no Morumbi, por exemplo, acho que me mataria!”, diz, brincando. (24/02/2005)
Serviço:
Yellow Café
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 20h30
Rua Mauá, 836, Vila dos Ingleses, tel. 3326-1049
Próximo ao Metrô Luz.