Flash news

Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.

06/12/2025 24.02 ºC, São Paulo

Teatro invade banheiro

Um experimento da Escola Livre de Teatro de Santo André, em 2000, deu o pontapé inicial para um grupo invadir um banheiro público no Viaduto do Chá. O espetáculo “Evangelho para Lei-gos” procura “traduzir a exclusão social através das leituras que esse espaço propicia: um local de restos e cheiros insalubres”, conforme explica o programa da peça. “Comandado por Antonio Araújo, do Teatro da Vertigem, e Luis Alberto de Abreu, o projeto tinha como objetivo trabalhar o processo colaborativo na dramaturgia e na encenação. Como o teatro da escola estava em reforma, tivemos que nos virar. E, já que a temática escolhida foi trabalhar a morte, resolvi explorar esse assunto de forma metafórica, com o banheiro representando uma espécie de depósito de dejetos, habitado por pessoas à margem da sociedade”, conta o idealizador e dramaturgo Evill Rebouças. O roteiro foi elaborado no Abrigo Municipal Zacchi Narchi, na zona norte de São Paulo. “Lá vi uma realidade: os moradores, mesmo excluídos da sociedade, ainda se preocupam em ter um RG, uma religião, daí surgiu o título. Mas tudo isso é tratado de forma metafórica no texto. O lugar --o banheiro-- talvez revele mais o que quero dizer do que os próprios diálogos, tirados da realidade desses moradores.” Segundo Rebouças, a escolha do espaço aconteceu por acaso. “A única questão planejada foi adequar o texto a um espaço não-convencional, fazendo referência direta ao cinema em razão do espetáculo ser todo no escuro, iluminado apenas por pequenos focos de luz nas mãos dos espectadores.” Uma das maiores dificuldades --além da falta de dinheiro, claro-- foram os ensaios: “Foram muitas vezes em que fomos interrompidos por pessoas urinando nas escadas que dão acesso à galeria. Mas esses contratempos foram resolvidos com algumas contenções que fizemos nas escadas e a presença das atrizes, que ajudaram a constranger coisas desse tipo”. Mas ainda há coisa pior: as campanhas políticas nos arredores. “Tem um vereador-pastor que não sai daquela região. Já decoramos seu número de tanto que a música da campanha fica repetindo. Até resolvemos pichar os muros da galeria com o número dele, mas com um adendo: um xis por cima do santinho!” (23/10/2004)

Serviço:
Peça: Evangelho para Lei-gos
Elenco: Gilda Vandenbrande, Osvaldo Anzolin, Leonardo Mussi, Roberta Ninin, Solange Moreno, Bia Szvat, Daniel Ortega e Bruno Feldman.
Dramaturgia e direção: Evill Rebouças
Realização: Cia. Artehúmus de Teatro
Onde: banheiro público da galeria do Viaduto do Chá (entre o Teatro Municipal, o antigo Mappin e o Shopping Light; informações pelo tel. 3241-3815)
Quando: sábados e domingos, às 18h; até 12 de dezembro
Capacidade: 50 lugares
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 20 (R$ 10 para estudantes), vendidos com uma hora de antecedência no local.

Tags Trending TrendingTrendingTrendingTrending