Negócio abençoado
Religiosidade é quase tudo na vida de Maria Dolores Garcia Reina. Não só porque, como a maioria dos seus conterrâneos espanhóis, ela é católica. Mas, principalmente, porque foi casada com um ex-seminarista, teve um irmão padre e da união de forças entre eles nasceu as lojas Arte Sacra Renovação, que hoje estão sob seus cuidados.

Tudo começou em 1972, quando Maria Dolores e seu marido Rafael Ruiz Reina se mudaram da Espanha para o Brasil, onde o irmão dela, Julian Garcia, já vivia há oito anos. “Ele estava se sentindo muito sozinho, por este motivo viemos para cá.” Juntando a experiência de sete anos de Rafael no seminário e de Julian, como padre, os cunhados começaram a vender materiais sacros porta a porta. Algum tempo depois, abriram a primeira loja – que já tem 31 anos – na Praça da Sé.
“Vem gente de todo o Brasil. Particulares, pessoas da igreja, de comunidades e padres. Estes estão acostumados a comprar tudo aqui no Centro. Fora daqui é difícil o comércio de artigos sacros vingar”, conta. A rua Senador Feijó, onde está a segunda unidade da Arte Sacra Renovação, aberta há cerca de quatro anos, concentra outras duas lojas na mesma linha – duas livrarias exclusivamente de temas religiosos.
Atualmente, entre imagens de todos os tipos e tamanhos, o trio alva-estola-casula (vulgo, as roupas do padre celebrar a missa), altares, bancos de igreja, sacrários (onde se guardam objetos sagrados como as hóstias e as relíquias) e outros mais artigos que nem mesmo muitos católicos sabem o nome, Maria Dolores divide a administração das lojas com o filho e a filha. “Aprendi tudo com meu marido. Mas, depois que ele faleceu, minha filha, que é farmacêutica, vendeu as drogarias que tinha e passou a me ajudar. E meu filho, que é advogado – estudou aqui do lado, na São Francisco – também fica na loja na parte da tarde pra mim.” Ambos já estão familiarizados com a “área”. Javier Ruiz foi educado em colégio marista (congregação religiosa devotada à Virgem Maria) e Maria Del Mar estudou no Imaculada Conceição (nome sugestivo que dispensa explicações, certo?).
Não há dúvidas de que fé não falta aos Reina. Mas como o homem vive de pão, água e muita carne, nada melhor que aproveitar a vocação para alimentar toda a família. (08/06/2004)
Serviço:
Arte Sacra Renovação
Praça da Sé, n. 21, lojas 7, 8 e 9 – tel: 3107-3654
Rua Senador Feijó, 140 – tel: 3107-5856
Aberta de segunda a sexta das 8h30 às 18h30 e aos sábados das 8h30 às 13h30
www.artesacrarenovacao.com.br