Minhocão sobe no palco

Até o final do mês de junho, o Minhocão vai ultrapassar a função de cenário e subir ao palco do Sesc Belenzinho com a comédia “A Estranha”, de Antonio Rocco. A peça fala sobre uma família quatrocentona, os Alcântara, que, nos anos 70, tem parte de seu jardim desapropriado para a construção do viaduto, que faz a interligação entre as zonas leste e oeste de São Paulo.
Uma mãe --mesmo morta-- comanda a casa através da moldura de um quadro a óleo, mas essa situação muda quando uma mulher tenta se matar se jogando do Minhocão, mas tem a queda amortecida por um toldo do casarão dos Alcântara. O filho solteirão vai se apaixonar por essa suicida e enfrentar o fantasma da mãe --e a partir daí deslancha a comédia de Rocco.
O autor, que também coordena o espaço N.Ex.T (Núcleo Experimental de Teatro), criou o texto no começo do ano passado. Segundo ele, a construção dividiu o bairro e aumentou a degradação naquela região: "Foi uma das intervenções mais desastrosas que já fizeram em São Paulo. O Centro virou passagem, transformando o local num bairro impossível de morar, sem comércio, sujo e escuro". E para ligar a zona leste com a oeste? "Vai pelo Japão!", brinca Rocco, para completar, mais sério: "Tinham de fazer algo melhorar esse acesso sem destruir o entorno. Lugares como Santa Cecília e Angélica iam se valorizam muito mais se destruíssem o viaduto".
“Na peça, quis mostrar que, mais do que esteticamente deplorável, o Minhocão conduz as relações sociais no seu entorno e transforma o ser humano em algo muito pequeno”, explica.
É uma forma bem inusitada e diferente de comemorar os 450 anos da cidade, ao mesmo tempo em que se aproximam as eleições e discussões sobre as obras eleitoreiras como o Minhocão. O espetáculo, com direção de André Garolli, segue em temporada durante todos os finais de semana até o dia 20 de junho. (24/05/2004)
Serviço:
Texto: Antonio Rocco
Direção: André Garolli
Com: Nilton Bicudo, Lulu Pavarin, Melissa Vaz, Sérgio Corcetti e Reinaldo Taunay
Quando: temporada até 20 de junho; em cartaz aos sábados e domingos, às 18h (80 minutos)
Onde: Sesc Belenzinho - galpão 2 (Avenida Álvaro Ramos, 915, tel. 6602-3700, próximo ao metrô Belém)
Quanto: de R$ 7,50 a R$ 15.
Para saber mais sobre o N.Ex.T, está disponível o site www.nexteatro.art.br