As cores vivas de São Paulo

Por Marcelo Forlani*
O Living Colour vai se apresentar aqui em São Paulo neste fim de semana. Não, o show não vai ser no Centro, mas a minha história com a banda é totalmente relacionada à região central da cidade. Foi lá na Galeria do Rock que eu comprei não apenas um, ou dois, mas cinco discos do grupo formado por Vernon Reid (guitarra), Corey Glover (vocal), Wil Calhoun (bateria) e Doug Wimbish (baixo).
Infelizmente, só descobri a banda (de verdade) depois da passagem deles pelo Brasil, no Hollywood Rock de 1992. Antes disso, só conhecia “Elvis is dead” e “Glamour boys”, que são as músicas que as rádios rock tocam. As músicas são ótimas, mas não representam tudo o que eles já fizeram de bom.
Dois discos essenciais na prateleira de qualquer pessoa são os dois primeiros, Vivid (1988) e Times up (1990). O primeiro tem “Cult of personality”, “Glamour boys” e “What´s your favourite color?”. Já o segundo conta com os hits “Pride”, “Love rears its ugly head”, “Elvis is dead” e a música que dá título ao álbum, “Time´s up”.
Antes de lançar o terceiro LP, Stain, a banda gravou o EP Biscuits. Apesar de menos conhecidos os dois só se tornam indispensáveis se você já tem os primeiros. Biscuits é curto e tem algumas faixas gravadas ao vivo. Stain não teve a mesma força comercial dos dois primeiros discos, mas talvez seja seu melhor disco, pois alterna faixas ótimas, como “Leave it alone”, “Bi”, “Never Satisfied” e “Nothingness”, com outras mais pesadas “Go away”, “Mind your own business” e “Ausländer”.
Tá na dúvida? Não quer gastar o dinheiro com algo que não conhece? Então procure pelo Pride, uma excelente coletânea do grupo. Destaque para o remix de “Love rears its ugly head”, que ficou mega-sexy.
Se você quiser conhecer um pouco mais da banda antes dos shows, eu recomendo um pulo lá no recanto mais rock´n´roll da cidade, nas Grandes Galerias da 24 de Maio. Em especial, vale uma subida até o terceiro andar, onde fica a Zeitgeist, minha loja preferida. É um dos melhores lugares para comprar discos importados e, se eles não tiverem o disco que você procura lá na hora, você pode encomendar por um catálogo. (12/04/2004)
Serviço:
Zeitgeist
Rua 24 de Maio, 62, Lj 349/351
Tel. 222-8173
e-mail: webmaster@zeitgeist.com.br
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 18h.
*Marcelo Forlani é editor do site Omelete