Cinema no Mosteiro

No próximo dia 05 de maio, o Mosteiro de São Bento vai iniciar o curso “O Cinema da Alma”, que vai abordar alguns temas ligados à psicologia por meio de quatro filmes – “O Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman; “Noturno Indiano”, de Alain Corneau, “O Sacrifício”, de Andrei Tarkovski, e Asas do Desejo, de Wim Wenders.
O docente será Henrique Marcusso, psicólogo que há mais de dez anos ministra esse tipo de curso, batizado por ele de “Psico Cine”. Fã de Ingmar Bergman, Henrique brinca que sua paixão pela sétima arte começou antes mesmo dele nascer. “É que minha mãe e meu pai se conheceram numa fila de cinema”, ri.
Seu primeiro contato com um filme de arte foi em 1976, quando estava no colegial. Naquela época, ele freqüentava as sessões de filmes americanos como uma forma de praticar o inglês. Um dia, seus amigos o chamaram para ver “O Sétimo Selo”, do cineasta sueco Ingmar Bergman.
“Quando me falaram que era um filme preto e branco, de 1957, achei estranho”, revela. “Fomos ao Cine Bijou, que fica na Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo. Chegamos atrasado e quando abri aquela cortina vermelha pesada – o filme já havia começado – fiquei impactado com as imagens em preto e branco e com o idioma, que era completamente estranho para mim”, recorda ele.
A partir daquele dia, Henrique diz que se tornou um maníaco por cinema de arte. Começou a devorar fillmes de Fellini, Buñuel, Godard e afins. E virou um verdadeiro aficcionado por Ingmar Bergman. Quando foi estudar psicologia, em 1979, ele percebeu diversas vezes uma relação entre o tema abordado pelo professor e cenas de filmes do cineasta sueco. Então, resolveu se aprofundar nos dois assuntos – cinema e psicologia – e na interrelação entre eles.
No final dos anos 80, iniciou um ciclo de debates sobre filmes no Borboleta Violeta Estúdio, escola de artes e idiomas localizada na Vila Mariana, da qual é sócio. Ele elegia um filme em cartaz, os participantes iam assistir e em um determinado dia, se encontravam para conversar. Daí surgiu o Psico Cine, que ele desenvolve não só no Borboleta Violeta como em cursos extracurriculares de diversas instituições de ensino superior.
Este ano, conseguiu levar o curso para a Faculdade de São Bento, com o apoio e coordenação de André de Araújo, bibliotecário do Mosteiro. "Nos anos 60, funcionava um cineclube no Mosteiro. Talvez o Psico Cine e o movimento em torno dele possibilite a reativação deste cineclube", revela Henrique.
Serviço
Psico Cine: “O Cinema da Alma”
Horário: Segundas-feiras (de 05 de maio a 23 de junho), das 19h30 às 22h30
Local: Auditório do Mosteiro de São Bento
Tel.: 288-3633 – r.254 ou 263
Inscrições na Secretaria da Faculdade ou na Biblioteca
Vagas Limitadas
www.mosteiro.org.br/filosofia