Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.
06/12/202526.28 ºC, São Paulo
Ovo de Colombo
Sueli e Akira Kondo vieram, no sábado dia 12 de abril, diretamente de Campinas (interior de São Paulo) para comprar o tradicional bacalhau do almoço da Sexta-Feira Santa no Mercado Municipal. Chegando lá, viram que muuuuita gente também teve a mesma idéia. Na hora de estacionar já podiam perceber isso. Todas as redondezas já estavam lotadas e o guardador de carros avisou "não tem quem não saia daqui com uma sacolinha de bacalhau na mão".
"É mesmo verdade! Como está movimentado o Mercado. Já tinha aproveitado minhas vindas a passeio para São Paulo para fazer compras aqui porque sempre tem bons preços, mas não sabia que era assim na véspera da Páscoa", comentou Sueli. E os preços eram mesmo os melhores: Bacalhau do Porto fatiado e embalado podia ser encontrado por cerca de 40 reais. Mas tinha pra todo gosto: até cortes do peixe por 80 reais. Característico do Mercado Municipal e de outros pontos do Centro que oferecem muita opção e bom preço! "Estou até aproveitando para comprar para minha amiga, com quem vamos passar o feriado. Vamos preparar receitas diferentes e temos que comprar grande quantidade porque a casa vai estar cheia e preço bom como este não achei que ia encontrar", disse.
Akira observava que além de nunca ter visto o local tão cheio, ainda ficava visualmente clara a concentração das pessoas em alguns corredores - onde havia bacalhau e queijo. De fato, os açougues e até a área de frutas estavam vazios. O casal, inclusive, também seguia esse roteiro aproveitando a visita ao Mercado em busca do peixe para comprar os mais diversos tipos de queijo - com direito a experimentar um pouquinho de cada. "Resolvemos fazer uma noite do vinho e do queijo!", contou Sueli.
Para completar a manhã atípica de sábado e já aproveitando para experimentar previamente a qualidade do peixe vendido no Mercado, Sueli e Akira almoçaram um pastel de bacalhau na famosa barraca de peculiaridades gastronômicas Paraíso Lanches (rua E – 14). Só ficou faltando mesmo um ovo de Páscoa! (18/04/2003)