Impressões à italiana (com trilha sonora made in Sampa)

Um vídeo, 50 desenhos, 40 pinturas e algumas impressões sobre São Paulo -- uma cidade que não pode ser retratada sob uma única forma, segundo palavras do italiano Vincenzo Scarpellini -- estão em exposição no Conjunto Cultural da Caixa. Autor dos quadros a óleo e dos desenhos em papel, o artista plástico lança um olhar estrangeiro sobre muitos pontos da cidade, inclusive do Centro.
As ruas da região central ganham destaque também em um vídeo. Criado em parceria com Pedro Dantas, as imagens editadas receberam uma trilha sonora movida a barulhos que lembram o cotidiano de forma a criar uma atmosfera de sonho. Conhecida no underground paulistano, a banda paulistana Hurtmold ficou responsável pela produção e gravação de algumas músicas que fazem parte da trilha, além do show que abriu a exposição.
"Quem contatou a gente foi o Michael Arms, um amigo nosso que inicialmente iria editar o vídeo", conta Marcos Gerez, integrante da banda. "Nós conversamos com o Vincenzo, ele passou mais ou menos a idéia do que ele queria, mostrou o trabalho dele. O tempo pra entrega das músicas era meio curto, então nós tentamos otimizar ao máximo todo o processo de composição..."
"Fizemos algumas jams em que o Vincenzo estava presente, criamos alguns temas, chegamos pra gravar com alguma coisa pronta, improvisamos bastante também... Pra gente foi uma experiência nova, gravar uma trilha... Mas rolou bem", comemora Marcos. Formado em 98, o Hurtmold prima pela base de rock misturada a várias referências sonoras, usando diferentes tipos de instrumentos e surpreendendo sempre com belas improvisações.
Ao lado de Marcos, tocam Fernando e Mário Cappi, Granado Julio e Maurício Takara. A ligação do quinteto com o Centro da cidade vai além dos compromissos de trabalho: "nós gostamos bastante da região central. Estudávamos ali perto do Centro antigo, na região da Luz, da Pinacoteca", diz Marcos. "Dali pro Centro é rapidinho... Praça da República, Anhangabaú... Sempre estávamos por lá."
Em dezembro de 2000, o Hurtmold gravou seu primeiro CD, "Et cetera". Nos últimos tempos, a banda vem divulgando seu álbum mais recente, "Cozido", lançado em maio de 2002. No dia 29 de novembro o Hurtmold se apresenta na rua Rui Barbosa, na Bela Vista, bairro vizinho ao Centro histórico. "O Centro é impressionante: a qualquer dia da semana, em qualquer horário, sempre tem alguém na rua, algum lugar aberto, alguma coisa acontecendo", diz. (22/11/02)
Serviço:
San Paolo - Cidade em Fuga (até 1º/12/2002)
Conjunto Cultural da Caixa
Praça da Sé, 111, 3º andar, tel.: 3107-0498
De segunda a sexta, das 10h às 18h, grátis
Show do Hurtmold (29/11)
Cascavel: Rua Rui Barbosa, 201, Bela Vista
A partir das 23h. Tel.: 3825-3943