Néctar dos Deuses

Paulistano que se preza não vive sem uma lanchonete por perto – um lugar onde se possa tomar um cafezinho ou matar a fome que aparece fora de hora com um lanche feito na chapa. Quando o Mercado Municipal foi fundado, não podia ser diferente. No corredor G, número 7, estava a lanchonete São Jorge, a primeira do Mercadão. Na década de 60, um casal de imigrantes portugueses comprou o bar, que foi batizado com uma combinação dos nomes dos sócios – Horácio Gabriel e Accácio – Hocca Bar.
A família de Horácio Gabriel e sua esposa – Maria de Deus Ferreira – foi a responsável por uma das receitas de maior sucesso do bar: o famoso pastel de bacalhau. “Esse é o sabor mais disputado”, diz Horácio. “Vendemos quase dois mil desses só aos sábados”. Quem for à lanchonete, com certeza vai encontrar os “produtos feitos como na época de seus pais e da sua infância”, como diz o mote do Hocca.
Mas a maior surpresa talvez esteja escondida na lista de sucos. Entre as diversas opções – preparadas com frutas de verdade, já que a lanchonete não trabalha com polpa – está o Néctar dos Deuses. Quem explica o nome da vitamina é seu próprio inventor, José Edilson Teixeira, há 17 anos no Mercado. “O nome de batismo foi uma brincadeira entre clientes”, conta. “Um americano provou o suco e disse que esse era ‘the best of the world’ (o melhor do mundo, em inglês). Então eu pensei: é como se fosse um néctar dos deuses pra gente.” Isso foi há mais de 10 anos. "Quando trabalhamos muito tempo em uma área, sempre acabamos criando coisas novas."
Edilson conta que são usadas por semana cerca de cinco ou seis caixas de frutas, como o abacaxi, por exemplo. “Ao lado do suco de laranja, o de abacaxi é um dos mais vendidos”, diz. “Mas tem gente que vem aqui e só toma o Néctar dos Deuses. Muitos turistas vêm ao Mercadão e ficam encantados. Tem um italiano que faz parte da igreja dos Mormons e vem aqui a cada dois anos – e sempre toma o mesmo suco”, diverte-se Edilson.
Se enquanto você estiver saboreando o Néctar dos Deuses – que leva acerola, melão, abacaxi e laranja, ou outra combinação, dependendo da estação do ano – bater aquela fome, não hesite em escolher um dos sanduíches exclusivos do Hocca para acompanhar: o Perdição de Picanha pode ser uma ótima pedida. (08/11/02)