Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.
06/12/202526.28 ºC, São Paulo
A pesquisa que virou emprego
André de Araújo se formou em biblioteconomia em 2001 pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e, por causa de seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre as bibliotecas nos mosteiros beneditinos no Brasil e na Europa, acabou – meio sem querer - arrumando emprego na biblioteca do Mosteiro de São Bento.
"Tudo começou por causa da necessidade de fazer o trabalho para me formar e do interesse que tenho pelo Período Medieval", conta ele. "As bibliotecas dos mosteiros têm grande importância para o conhecimento que temos hoje a respeito do período clássico. Afinal, muitos livros só atravessaram a Idade Média por que foram mantidos nessas bibliotecas particulares."
Para se aprofundar, André queria se dedicar exclusivamente à pesquisa. Resolveu elaborar um documento e enviar à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) solicitando uma bolsa de estudos. Conseguiu o apoio por dez meses, período no qual mergulhou a fundo nos livros, periódicos e sites na Internet e elaborou as 300 páginas de texto e imagens do seu trabalho.
"O primeiro passo foi pesquisar a história das bibliotecas monásticas, a estrutura da ordem beneditina, a fundação dos primeiros mosteiros e a vinda da ordem para a América", revela André. "Depois, precisava saber como estão essas bibliotecas no presente, mas não encontrei nenhuma fonte que falasse disso. Resolvi, então, enviar um questionário a mosteiros no Brasil e na Europa."
Como ele precisava receber a resposta com rapidez, resolveu enviar este questionário a mosteiros fundados na Idade Média que possuíssem e-mail. "Das 43 mensagens que enviei – 39 a mosteiros na Europa e 4 no Brasil – recebi a resposta de 28 instituições européias e 3 brasileiras."
Foi nessa época que teve contato com Dom Eduardo, monge do Mosteiro de São Bento. "Ele teve um papel fundamental na minha pesquisa, me ajudou muito, bem como o professor Henrique Marcusso, que conheci quando ele foi à faculdade apresentar uma aula de psico-cine*."
Uma das curiosidades do trabalho de André é que ele não é composto só de bibliotecas e mosteiros. Há um toque bastante pessoal nas primeiras páginas, com trechos de frases de filmes e até a letra de uma música da banda pop Manic Street Preachers ("If You Tolerate This, Your Children Will Be Next"). "Decidi colocar um pouco do que estava acontecendo comigo na época do desenvolvimento dessa pesquisa trabalho."
Quando o projeto ficou pronto, ele foi levar o resultado para Dom Eduardo. "Por coincidência, o mosteiro havia acabado de montar o curso de filosofia e precisava de um bilbiotecário. Ele perguntou se eu estava interessado na vaga. Aceitei na hora."
* o curso de psico-cine consiste basicamente em observar o cinema pela ótica da psicologia