Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.
06/12/202526.28 ºC, São Paulo
Prefeitura inicia tombamento de 147 imóveis do Centro
A prefeitura abriu processo de tombamento de 147 imóveis do Centro histórico de São Paulo e de áreas públicas como um parque (Parque Dom Pedro II), seis praças, quatro viadutos e 20 obras de arte. A decisão foi publicada no "Diário Oficial" do Município no dia 19 de julho.
Os imóveis selecionados pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) foram classificados em três níveis de proteção: bens de excepcional interesse, de grande interesse e de interesse histórico, arquitetônico e paisagístico. A maioria dos bens foram considerados de interesse pela prefeitura.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, todos os imóveis e bens passíveis de restauração poderão ser reformados para que se tornem funcionais, desde que os projetos sejam submetidos à aprovação do Conpresp e do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH).
Entre as ruas com edificações selecionadas, estão 25 de Março, Boa Vista, General Carneiro, Direita, Barão de Duprat, Álvares Penteado, Rangel Pestana e Benjamin Constant. A Praça da Sé, o Viaduto Boa Vista e o monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo também estão nessa lista.
Os anexos de bens tombados pela prefeitura estão no endereço: http://www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/cultura/organizacao/conpresp.asp
(02/08/02)