Pegue uma carona com Santos Dumont
Quem já se encantava com o mapa da seção "Oriente-se" do Sampacentro tem tudo para curtir o livro "Um pouco de São Paulo". A imperdível dobradinha Gepp e Maia, autora do livro, mostra 16 pontos-chave da cidade de São Paulo - a maioria no Centro - por meio de seu traçado peculiar. E o Sampacentro, que há tempos conta com os desenhos da dupla colorindo o site, agora retribui a ela com informações sobre os lugares do Centro que são apresentados na publicação.

A idéia do livro surgiu no ano passado. "Quando estávamos em Firenze, Itália, em 2001, vimos um livro voltado para jovens que falava daquela grande cidade sem querer esgotar o assunto", conta Maia. Foi então que os dois cartunistas pensaram em fazer o mesmo com São Paulo e a maneira que isso poderia ser feito veio de uma entrevista que os dois deram ao programa da TV Cultura, o Metrópolis, também no ano passado, em que eles sobrevoavam, com Santos Dummond, sobre o mapa de Sampa e iam comentando os locais pelos quais iam passando.
A linguagem de desenho de quadrinhos, típica da dupla, é o complemento perfeito para o projeto, ainda mais quando se leva em conta o público que quer atingir. "Por meio do livro queremos ter uma conversa descompromissada sobre a história e as pessoas por trás das histórias da cidade com os jovens - e nesse grupo incluo desde o pré-adolescente até o adulto. Hoje não existe instrumento de comunicação que fale sobre São Paulo para eles", argumenta.
Assim, Maia complementa, os jovens podem compor a imagem do passado de São Paulo e, em conseqüência, se entusiasmarem a saber mais sobre a situação atual.