Le livre messager de la pensée française au Brésil*

Terminada a Segunda Guerra Mundial, um casal de franceses da cidade de Lyon partiu para o novo mundo, nas Américas, em busca de um lugar onde houvesse chances de prosperidade. Nesta época, o Brasil recebeu cerca de quatro milhões de imigrantes europeus – em especial italianos, alemães, portugueses e espanhóis - entre os anos 1884 e 1945**.
Com alguns livros importados da França nas mãos, em julho de 1947, Paul Jean e Juliette Monteil fundaram a Livraria Francesa no Centro de São Paulo, na Rua Benjamin Constant. Ávida pela literatura francesa, a classe de intelectuais paulistana garantiu o apoio necessário ao casal no início.
A falta de livrarias especializadas em títulos franceses na época favoreceu o rápido desenvolvimento da empresa, que desde a fundação, em 1947, vende exclusivamente literatura escrita em francês. A empresa não tem nomes que dividem as seções nas estantes. “Essa é uma característica que mantivemos para que o cliente procure o vendedor e tire as suas dúvidas. Aqui, é o cliente quem procura o vendedor e não o contrário”, explica Claudie Monteil, filha do casal Monteil e atual proprietária da livraria.
Apesar do bom atendimento dos vendedores e da abrangência de títulos, a comunidade francesa no Brasil parece ter eleito outro local para comprar livros.“Noventa por cento do público da livraria é formado por brasileiros”, afirma Claudie.
55 anos de O Pequeno Príncipe
A livraria faz encomendas pelo telefone e e-mail para clientes em todo o País. Ao todo, soma cerca de 100 mil livros entre mais de 90 assuntos. Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe), de Antoine Saint-Exupéry, é o livro mais vendido desde a fundação da livraria. A história mais traduzida no mundo “é um convite à reflexão para que as pessoas se humanizem, se cativem e se percebam”, afirmou o próprio autor, também nascido em Lyon.
Este ano, a Livraria Francesa, considerada “a livre mensageira do pensamento francês no Brasil”, vai comemorar 55 anos. Além da matriz, no Centro da cidade, a empresa inaugurou uma filial, na Vila Olímpia, onde funciona o Café Literário do André, espaço de encontro e confraternização. (15/01/2002)
Serviço:
Livraria Francesa Matriz
De segunda à sexta-feira, das 9h30 às 18h30 e aos sábados, das 9h às 13h
Rua Barão de Itapetininga, 275, tel. 3231-4555
Próximo ao Metrô República
http://www.livrariafrancesa.com.br
e-mail: franliv@livrariafrancesa.com.br
* A livre mensageira do pensamento francês no Brasil
** Fonte: Reforma Agrária - Compromisso de todos (Documento do governo federal sobre a questão fundiária no Brasil - Capítulo 1 - A ocupação do território no Brasil - 1.2 Excedentes e Imigrantes)