Um quilômetro de diversão

O Elevado Costa e Silva, construído na primeira gestão de Paulo Maluf em 1971, trouxe com ele a desvalorização dos imóveis na redondeza, o barulho e a poluição. Apesar de estar fora dos planos de revitalização, o elevado ganhou um pouco de alívio e vida com o projeto Domingo no Minhocão, espaço fechado para o trânsito de carros com aproximadamente um quilômetro de extensão e que, sem dúvida, pode ser considerada uma das maiores áreas de lazer no Centro da cidade.
A novidade do projeto realizado pela Prefeitura de São Paulo foi dividir a área em alamedas, com barracas para a venda de artesanatos e doces, apresentação de projetos sociais, atendimento na área de saúde e recreação para as crianças. “A prática de esportes acontece há mais de 10 anos no elevado e os freqüentadores são praticamente os mesmos, ciclistas, corredores, crianças e pais aproveitando o domingo de sol, só que agora com segurança da polícia”, explica Neusa Batista, moradora da região.
O colecionador e vendedor de discos André Lico participou pela segunda vez do Domingo no Minhocão, expondo produtos em boas condições de conservação por preços populares. “Trago discos de vários gêneros musicais, que vão desde MPB à big bands americanas”, disse. Na banca de Lico é possível encontrar discos como Aretha Franklin After Hours ou uma coletânea da cantora de jazz Sarah Vaughan por apenas R$ 5.
A segunda edição do projeto, realizada dia 25 de novembro, reuniu mais de 70 barracas no elevado entre a estação do metrô Santa Cecília e a Praça Marechal Deodoro. O atendimento na área de saúde foi uma das mais procuradas. Uma equipe de alunos da Universidade Anhembi Morumbi, parceira da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação no projeto, fizeram avaliação com fisioterapeutas, verificação da pressão arterial, orientação para o uso correto do protetor solar, sendo alguns casos encaminhados para atendimento na universidade.
Outra atividade também muito movimentada foi a cama elástica. “As crianças estão fazendo fila para pular”, conta Carla Tuneo. A ONG Sapeca e Sua Turma levou palhaços para brincar com as crianças e distribuir balões. Além disso, dezenas de crianças foram produzidas com maquiagem artística e puderam se aventurar na parede para jovens alpinistas.
A próxima edição do Domingo no Minhocão será realizada no dia 16 de dezembro, das 10h às 16h. (próximo à Estação Marechal Deodoro do metrô) (03/12/2001)