Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.
06/12/202525.35 ºC, São Paulo
Vovô Carlino é bom de mesa
Cento e vinte anos de idade e um pique de fazer inveja a muitos velhinhos italianos. O Carlino é o restaurante mais antigo ainda em funcionamento na cidade de São Paulo. Batizado com o diminutivo carinhoso do nome do lucchese Carlo Cecchini, seu fundador, o local foi inaugurado em 1881 em um prédio na avenida São João, e mudou para o número 141 da rua Vieira de Carvalho em 1960.
Para a nossa alegria, o sábado que escolhemos para almoçar no Carlino era dia 29 - dia de Nhoque da Sorte. Segundo a tradição italiana, nesse dia coloca-se uma nota embaixo do prato de nhoque enquanto se come para garantir fortuna. Começamos bem!
Ao entrarmos no restauraute, outra surpresa: o ambiente era tranqüilo, tranqüilo, com tudo que uma cantina precisa ter, mas sem aquela barulheira que incomoda quem quer uma refeição sossegada. Com dinheiro ou sem dinheiro debaixo do prato, o nhoque era uma delícia. O molho branco do Parisiense vem caprichado com ervilha e presunto e não enjôa. O molho de catupiry agrada em cheio os fãs desse tipo de queijo. E não faltam os clássicos, como sugo e bolonhesa.
Se você resolver ir até lá, não hesite na hora de perguntar o que vem em cada massa ou carne, os garçons são simpáticos e têm uma paciência fora do comum. Eles também são mestres em adaptar os pratos: "Ah, tá escrito que é pra dois e vocês querem comer em três? Não tem problema, dá pra fazer sim".
Com tanto tempo de vida e a com troca de proprietários, a casa continuou
servindo pratos típicos da cozinha toscana, mas houve algumas adaptações de receitas de outras regiões da Itália. Nem por isso o Carlino deixou de ser uma lenda gastronômica na cidade: a Perna de Cordeiro com Taglietelle al Pomodoro é um dos pratos que mais caracterizam a casa e é um dos mais pedidos até hoje. Na hora da sobremesa, vá de Bavarese Alle Tre Salse -- um creme feito com gemas de ovos ao vinho branco acompanhado de três tipos de caldas de frutas. O sorvete especial da casa também é uma boa pedida.
Na hora de ir embora não perca seu tempo pensando nas centenas de calorias que você acabou de ganhar. Tenha em mente que além da tradição, o restaurante mais antigo da cidade ainda tem fôlego para servir simpatia e massas deliciosas. (15/10/2001)Nota da Redação: O Carlino fechou após 121 anos de funcionamento na segunda quinzena de junho. Atualmente, o mais antigo restaurante da cidade é a cantina Capuano, de 1907, na rua Conselheiro Carrão, 416, no Bixiga.