Centro de São Paulo ganha novo teatro

O Centro de São Paulo ganhou novo espaço cultural na Praça Roosevelt, altura do 214, ao lado dos teatros Studio 184 e Cultura Artística. A Companhia de Teatro "Os Satyros" arrendou o espaço por cinco anos e inaugura a sede paulista com a montagem de "Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte", baseada na obra do espanhol Ramón Del Valle-Inclán.
A sala de espetáculos terá capacidade para 100 pessoas, com palco e platéia removíveis e um café-concerto que estará aberto 24 horas por dia. Além do teatro e do café, será instalada a administração da companhia e as aulas das oficinas livres de interpretação teatral no primeiro andar do Edifício Parador. O prédio estava abandonado há anos, e por isso, o grupo investiu recursos próprios (cerca de R$ 50 mil) para arcar com a reforma que durou seis meses. A área de aproximadamente 300 metros quadrados estará aberta também para exposições, shows musicais, entre outros eventos artísticos.
"O Centro de São Paulo é ainda uma região abandonada, mas que abriga lugares muito interessantes. É possível encontrar espaços ótimos por preços razoáveis, além de a Praça Roosevelt garantir ao publico fácil acesso", explica o diretor da peça, Rodolfo Garcia Vásquez.
Fundada em 1989, em São Paulo, o grupo Satyros sempre teve como marca o estudo de um teatro experimental, com o objetivo de tirar o espectador de seu estado de passividade. Inicialmente à frente do Teatro Bela Vista, os Satyros estenderam suas atividades para o estado do Paraná, o que culminou na 1ª Mostra de Arte Paranaense em São Paulo. De 95 a 99, a companhia instalou a sede portuguesa em Lisboa, e de lá estiveram em mais de 15 países, nos principais festivais de teatro do mundo.
Rodolfo Garcia Vásquez, 38 é diretor da Companhia desde a sua fundação. Paulistano e admirador do Centro da cidade, confessa ter realizado um projeto do passado com a inauguração do Espaço dos Satyros.
"Muito antes de ter início esse processo de revitalização do Centro da cidade, eu já tinha um projeto para implantar nesta região. Mas a inauguração do Espaço dos Satyros pode ser considerada uma revalorização do Centro que vem a partir das artes cênicas." E conclui: "O Centro de São Paulo é realmente muito cosmopolita, um lugar onde se encontra travestis e prostitutas fazendo compra ao lado de judeus muito ricos, tudo de uma maneira civilizada, é claro. Aqui se encontra de tudo, temos uma fauna muito rica. É a verdadeira cara de São Paulo". (06/12/2000)
Serviços:
"Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte"
Companhia de Teatro Os Satyros
Texto baseado em textos de Ramón Del Valle-Inclán
Texto e direção de Rodolfo Garcia Vásquez
Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 20h. Até 17 de dezembro
Espaço dos Satyros
Praça Roosevelt, 214 - Tel.(11)258-6345
Ingressos: R$ 20 (estudantes e aposentados pagam meia)
Todas as idades