Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.
06/12/202526.28 ºC, São Paulo
Invasão oriental
Um oriental desenhando a paisagem. Mais um ali ao longe. E, de repente, o Parque da Luz foi tomado por coreanos pequenos e grandes --embora o dia fosse do pequeninos principalmente.
Foi um concurso que os reuniu. O 1º Concurso de Desenho Infantil da Associação Coreana de Belas Artes. Embalagens de sashimi destoavam de um habitual piquenique.
Muitos estavam ali pela primeira vez. Como Sandra Hagashi, que trouxe sua filha de 3 anos. “Eu nunca tinha entrado aqui antes. Só passava pelo lado de fora. Venho muito para esses lados, mas mais para visitar a família no Bom Retiro”, conta, com sotaque carregadíssimo.
Vira-se para as crianças, que pintavam como quem já nasce sabendo da importância do verde. Vi palmeiras, umbaúbas e outros tipos de árvores misturados a uma pequena fonte no centro do parque. E muita tinta, muito azul de céu, ensolarado que estava naquela tarde de domingo. “Mãe, quero fazer de novo”, chora manhosamente uma das meninas. “Tira o sapato da água, menino”, grita um pai de outro lado, entre outras palavras ininteligíveis para mim, ocidental que sou.
Sandra volta a prestar atenção em mim e completa: “O que eu queria mesmo era dar uma passada na Pinacoteca, faz tempo que não vou lá. Desde que eu estava na faculdade, quando tinha filas enormes para entrar. Queria ver como ficou, pena que hoje não vai dar tempo”.