Flash news

Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.

06/12/2025 25.35 ºC, São Paulo

Estação Sé

Inaugurada em 17 de fevereiro de 1978, a Estação da Sé foi a última a compor a linha Norte-Sul (azul) antes de começar a ser construído o primeiro trecho da linha Leste-Oeste (vermelha), em 1979. A Estação do metrô foi responsável pela reforma que fez com que a Praça da Sé englobasse a, então, Praça Bevilácqua. A Sé é a estação de transferência entre a linha Norte-Sul e a Leste-Oeste. Isso porque é o único ponto onde ambas se encontram. Conseqüência disso é que, na Sé, ocorre o maior movimento de usuários do sistema metroviário. Curiosidades:

  • Hoje a Estação tem capacidade para 1 milhão de passageiros por dia. No horário de pico, a Sé chega a transportar 100 mil passageiros por hora.
  • Pelas paredes da Estação da Sé você pode encontrar um mural de Mário Gruber, um de Cláudio Tozzi além do painel de Renina Katz.
  • Quando a Sé foi inaugurada, o horário de operação do metrô já estava estabelecido como é hoje (das 5h às 24h). Mas, antes de 1976, os trechos da linha azul funcionaram em diferentes horários. Quando as estações de Jabaquara a Vila Mariana entraram em operação, em 1974, o metrô funcionava das 9h às 13h. Depois, em 1975, quando foram incluídas mais estações até a Liberdade, era das 6h às 20h30. Ainda em 1975, quando a linha N-S chegou a Santana, o horário foi ampliado em meia hora, o metrô então funcionava das 6h às 20h30. Essa foi a última mudança, antes de chegarmos ao padrão atual. Serviço:
    Estação Sé
    Horário: de segunda a segunda, das 5h às 24h. Excepcionalmente, no retorno de feriados prolongados, a partir das 4h
    Endereço: Praça da Sé, s/nº, tel. 283-7411
    Site: www.metro.sp.gov.br

  • Tags Trending TrendingTrendingTrendingTrending