Flash news

Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.

06/12/2025 26.28 ºC, São Paulo

Viaduto do Chá

Uma grande festa marcou a inauguração do primeiro viaduto de São Paulo, em 6 de novembro de 1892, ao meio-dia. O francês Jules Martin idealizou a obra e apresentou o projeto em 1877, porém a construção só começou no ano seguinte. De grande importância para a cidade, o Chá "aliviou" o Centro, transpondo o movimento pelo Anhangabaú . Com 240 metros de extensão, ele liga a Rua Barão de Itapetininga (antiga Rua do Chá) à Rua Direita.

Curiosidades:

  • Até 1897, quando passou para o controle do poder público, eram cobrados 60 réis por pessoa (3 vinténs) de pedágio no Viaduto do Chá. Naquela época, havia uma guarita onde ficavam os funcionários responsáveis pela cobrança. Isso fez com que ele ficasse conhecido como "Viaduto dos Três Vinténs".
  • O Viaduto foi assim denominado porque uma plantação de chá da Índia ocupava a região, nas fazendas da Baronesa de Tatuí e arredores, no período de sua construção. Porém há quem diga que seria mais natural que o chamassem de Viaduto de Café, já que este produto havia em maior quantidade na região, além de ter trazido mais riquezas.
  • Em 1938, no governo de Fábio Prado, o Chá foi reformado e o já gasto assoalho de madeira e a estrutura metálica alemã deram lugar ao concreto armado que é a grande marca do viaduto. Sua largura também foi duplicada. Sobre essa reforma, a escritora Isabel V. Serpa e Paiva escreve uma evocação: "Onde puseste as tuas grades de aço, Viaduto do Chá?!... Conta-me, tu, que era como uma renda pelo espaço engrinaldando o Anhangabaú! Hoje, que és todo de cimento armado, que as tuas grades não existem mais, talvez sintas saudades do passado, das velhas ruas toras, desiguais".
  • Atualmente, o Chá está em obras --parte do Programa de Valorização do Centro da prefeitura, o ProCentro, que recuperou o Viaduto Santa Ifigênia e pretende reformar outras áreas do Centro. No Chá, operações especiais serão realizadas, como uma pintura antipichação. Serviço:
    Viaduto do Chá
    Uma das extremidades fica na Rua Barão de Itapetininga, onde se localizam, além de outros pontos históricos, o Shopping Light e o Teatro Municipal e em outra a Praça do Patriarca. Próximo ao Metrô Anhangabaú

  • Tags Trending TrendingTrendingTrendingTrending