Flash news

Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.

06/12/2025 25.35 ºC, São Paulo

Desembarque na nova estação!

Contando 23 anos de idas diárias ao Centro, Antônia Sotério lembra que “quando vinha pra cá nos primeiros anos nem tinha a Estação Sé. Eu descia na São Bento e tinha que andar um bom pedaço”. Depois de cerca de dois anos trabalhando na região, Antônia acompanhou o término das obras do metrô. “Estava tudo cheio de buraco. Acho que inauguraram com tudo ainda meio construindo”, opina.

O ponto de metrô na Sé, na opinião dela, é estratégico até mesmo para o funcionamento do trem. De acordo com ela, a estação ajudou bastante porque o percurso entre a parada na Liberdade e a de São Bento é distante e atravessa uma ladeira. “Dava pra sentir o trem subindo essa parte”, conta.

Embora já esteja acostuma com o ambiente do Centro, Antônia sente medo ao circular na região. Só dentro da Estação se sente segura. “Aqui nunca me aconteceu nada, mas na Praça da República já tentaram me assaltar, só que eu dei umas ‘guarda-chuvadas’ nos dois meninos e eles saíram correndo”, fala, rindo da sua história. Era dia de pagar o aluguel de sua casa e o todo dinheiro estava na bolsa. Quando ela percebeu que tinha uma faca encostada na cintura, decidiu reagir. “Não era um revólver. Tive coragem de reagir mas depois fiquei pensando no que podia ter acontecido”, emenda.

Tags Trending TrendingTrendingTrendingTrending