Flash news

Para reviver um pouquinho do Centro visto pelos seus personagens.

06/12/2025 25.35 ºC, São Paulo

Banespa

Originário do Banco de Crédito Hipothecário e Agrícola do Estado de São Paulo, fundado em 1909. A Pedra Fundamental do Edifício Sede do Banespa na Rua João Brícola, endereço atual, próxima ao Largo São Bento, data de 1939. A inauguração do edifício Altino Arantes aconteceu em junho de 1947. Construído para sediar o Banco do Estado de São Paulo - Banespa - o prédio completa o Centro Bancário da Cidade, constituído pelas Ruas São Bento, Quinze de Novembro e adjacências. Curiosidades

  • Antes de mudar-se para o endereço atual, em 1936, o edifício sede do Banespa já ocupou o terreno onde hoje está localizado o Extra-Mappin, em frente ao Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo.
  • O projeto original, do engenheiro e arquiteto Plínio Botelho do Amaral, foi alterado pela construtora Camargo & Mesquita para ficar semelhante ao Empire State Building, em Nova York.
  • O edifício já foi considerado, nos anos 40, a maior construção em concreto armado do mundo, já que os prédios americanos eram construídos em estruturas metálicas.
  • Por muito tempo o prédio pôde ser identificado de longe pelo logotipo luminoso instalado no alto dos seus 36 andares.
  • Apesar de não ser o edifício mais alto de São Paulo, o prédio está situado no ponto topograficamente mais alto do Centro. A grande atração do local é a vista de 360 graus que se tem da cidade - que inclui o Mercado Municipal, a Catedral da Sé, entre outros pontos importantes do Centro e dos bairros vizinhos.
  • Lá em cima, há um Museu com fotos dos anos 40 e reportagens de jornais. Além de alguns objetos da época da inauguração do prédio, é possível conhecer as etapas da existência do Banespa, desde o Banco de Crédito Hipothecário do Estado de São Paulo, financiado com capital francês, até os seus 90 anos (completados em junho de 1999), bem como os diversos endereços que ocupou.
  • O Museu Banespa contempla 993 objetos e mobiliários, 1003 obras -- com quadros com técnicas diversas de artistas brasileiros e internacionais --, 98 fotografias assinadas, 66 tapetes orientais e nacionais, entre outros itens.
  • Em 1988, o hall de entrada do edifício foi adornado com um lustre de 13 metros de altura, pesando 1,5 tonelada. A peça conta com 150 lâmpadas e 10 mil acessórios de cristal.
  • Em novembro de 2000, o Banco Santander Central Hispânico (BSCH) obteve o controle do Banespa por R$ 7 bilhões em um leilão de privatização. Serviço:
    Museu Banespa
    Horário: de segunda a sexta, das 10h às 17h
    Rua João Brícola, 24 - 2º andar, tel. 3249-7180, fax. 3249-7233, e-mail: museubanespa@banespa.com.br
    Para visitar a torre, é necessário fazer agendamento de visita para grupos maiores de 10 pessoas.
    Próximo ao Metrô São Bento
    Site: www.banespa.com.br

  • Tags Trending TrendingTrendingTrendingTrending