Banespa

Originário do Banco de Crédito Hipothecário e Agrícola do Estado de São Paulo, fundado em 1909. A Pedra Fundamental do Edifício Sede do Banespa na Rua João Brícola, endereço atual, próxima ao Largo São Bento, data de 1939. A inauguração do edifício Altino Arantes aconteceu em junho de 1947.
Construído para sediar o Banco do Estado de São Paulo - Banespa - o prédio completa o Centro Bancário da Cidade, constituído pelas Ruas São Bento, Quinze de Novembro e adjacências.
CuriosidadesAntes de mudar-se para o endereço atual, em 1936, o edifício sede do Banespa já ocupou o terreno onde hoje está localizado o Extra-Mappin, em frente ao Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo.O projeto original, do engenheiro e arquiteto Plínio Botelho do Amaral, foi alterado pela construtora Camargo & Mesquita para ficar semelhante ao Empire State Building, em Nova York.O edifício já foi considerado, nos anos 40, a maior construção em concreto armado do mundo, já que os prédios americanos eram construídos em estruturas metálicas.Por muito tempo o prédio pôde ser identificado de longe pelo logotipo luminoso instalado no alto dos seus 36 andares.Apesar de não ser o edifício mais alto de São Paulo, o prédio está situado no ponto topograficamente mais alto do Centro. A grande atração do local é a vista de 360 graus que se tem da cidade - que inclui o Mercado Municipal, a Catedral da Sé, entre outros pontos importantes do Centro e dos bairros vizinhos.Lá em cima, há um Museu com fotos dos anos 40 e reportagens de jornais. Além de alguns objetos da época da inauguração do prédio, é possível conhecer as etapas da existência do Banespa, desde o Banco de Crédito Hipothecário do Estado de São Paulo, financiado com capital francês, até os seus 90 anos (completados em junho de 1999), bem como os diversos endereços que ocupou.O Museu Banespa contempla 993 objetos e mobiliários, 1003 obras -- com quadros com técnicas diversas de artistas brasileiros e internacionais --, 98 fotografias assinadas, 66 tapetes orientais e nacionais, entre outros itens.Em 1988, o hall de entrada do edifício foi adornado com um lustre de 13 metros de altura, pesando 1,5 tonelada. A peça conta com 150 lâmpadas e 10 mil acessórios de cristal.Em novembro de 2000, o Banco Santander Central Hispânico (BSCH) obteve o controle do Banespa por R$ 7 bilhões em um leilão de privatização.
Serviço:
Museu Banespa
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 17h
Rua João Brícola, 24 - 2º andar, tel. 3249-7180, fax. 3249-7233, e-mail: museubanespa@banespa.com.br
Para visitar a torre, é necessário fazer agendamento de visita para grupos maiores de 10 pessoas.
Próximo ao Metrô São Bento
Site: www.banespa.com.br